Ulo: A “coruja” de vigilância

ulo_cam-700x394

 

Num futuro não muito longínquo, todos vamos ter uma câmara de segurança inteligente e as empresas de segurança privada vão fechar por falta de negócio.

Bom… pelos menos em relação às câmaras de segurança, esta é efetivamente a tendência, dada a quantidade crescente de projetos de crowdfunding para esse tipo de produtos. A Ulo é o mais recente, mas neste caso, esta campanha tem algo que para muito boa gente, é simplesmente irresistível: a câmara vem em formato de uma engraçaada coruja, que usa os olhos para interagir com o proprietário.

A Ulo pode ser usada de diversas formas, como vigiar a casa ou os seus filhos enquanto está no escritório ou na cozinha. Para isso, basta instalar a app da câmara no seu smartphone ou tablet. Há versões para Android e iOS. E também é possível aceder ao dispositivo remotamente via browser.

Para que tudo funcione na perfeição, basta que a coruja esteja ligada à rede Wi-Fi da sua casa. A câmara transmite vídeos em resolução full-HD e envia fotos sempre que detetar movimentos ou quando o utilizador assim desejar. É também possível armazenar os dados em cartão SD, em serviços tipo Dropbox ou enviar para o email.

A lente da câmara e o sensor de movimentos estão instalados no bico da coruja, tal como o microfone. No entanto, a particularidade mais divertida deste gadget são mesmos os olhos! Feitos de LCD e originalmente utilizados para smartwatches, são eles o instrumento de interação da coruja. Se passarmos em frente à câmara, a Ulo acompanha-nos com o olhar (é até possível mudar a cor ou o desenho dos olhos a partir da aplicação).

Caso utilize ferramentas como IFTTT (http://www.ifttt.com), é possível integrar a coruja com outros serviços web 2.0 para que ela reaja a variadas situações, como por exemplo: se a Ulo estiver integrada com a sua agenda, vai exibir um olhar de entusiasmo no dia do seu aniversário, ou então, ; se uma app de meteorologia der chuva, a Ulo fará um olhar entediado.

E há mais expressões: Se a bateria estiver fraca (10% ou menos), a coruja vai fazer um olhar de cansaço de como quem diz “preciso de carregar a bateria!”. Quando está em modo de vigilância (Alert Mode), para passar despercebida, os olhos ficam desativados.

Nós gostamos! Se é para ter câmaras de vigilância em casa, nada como torná-la um elemento de decoração e convívio! E atenção, se acha que isto é uma parvoíce, saiba que o formato (coruja) da Ulo não foi idealizado por acaso. Por se integrar na decoração de qualquer casa, é um método de vigilância muito mais eficaz que uma câmara convencional.
E agora para a pergunta que realmente interessa: Vale o investimento?

O preço não é dos mais atraentes, mas também não é nenhuma loucura: no Kickstarter, uma Ulo é vendida por 149€. Existem descontos progressivos se o criador receber mais encomendas. Para quem precisa efetivamente de uma câmara de vigilância, achamos a Ulo uma opção a considerar seriamente.

O mais chato são mesmo os prazos de entrega que deverão apenas começar em Novembro de 2016.

admint3t3